2007年8月15日水曜日

Tokyo Wan Hanabi

À medida que nos aproximamos da estação para onde vamos, o metro começa a ficar cada vez mais cheio, a duas ou três estações de distância já estava tão cheio como em qualquer manhã de um dia de semana em Tóquio. A diferença é que metade das pessoas estavam vestidas com Yukata. Quando saímos do comboio, só uma das saídas estava aberta e dezenas de funcionários do metro, indicavam à multidão qual o caminho a seguir. Na rua dezenas de polícias, armados de megafones, alguns em cima do que pareciam ser carros blindados, com um grande aparato de luzes, indicavam à multidão para onde ir e guardavam as entradas para ruas que estavam fechadas. Viam-se centenas de milhares de pessoas (não estou a exagerar, arriscaria dizer mais de 500.000) a caminhar na mesma direcção. Mas com a organização e o controlo existentes e o facto de toda a gente seguir à risca as indicações, toda esta agitação era tudo menos caótica! Quando chegámos, finalmente, onde as pessoas já ficavam sentadas ou mesmo em pé, a japonesa que ia connosco disse-me: "Está ali um espaço onde nos podemos sentar. Vai tu à frente porque és estrangeiro". Pouca gente se atreve a atravessar à frente das pessoas que já estão sentadas, mas desculpam esse tipo de coisa aos estrangeiros... Sentámo-nos finalmente no alcatrão ainda quente e ficámos a apreciar o espectáculo que durou cerca de uma hora e meia e ao qual a multidão reagia com OOOHHHH e AAAHHHH e SUGOI! Pela primeira vez não me senti um completo cromo por também reagir com OOOHHH e AAAHHH, ou melhor, não me senti tão constrangido porque estava no meio de tantos cromos! E é interessante verificar que a grande maioria das pessoas tinham por volta de 20 anos. Aliás, todos os que tinham os Yukata vestidos eram dessa idade.
Mas qual espectáculo? Um dos muitos festivais de fogo de artifício que existem por aqui durante o Verão. Aliás, este nem é um dos mais populares...
Tentei filmar um pouco para dar uma ideia do ambiente... mas a falta de luz, o constrangimento provocado pela multidão super bem-comportada à minha volta e a falta de jeito, não me permitiram filmar nada de jeito... mas aqui vai na mesma.


1 件のコメント:

Rumbo さんのコメント...

ahhhhh, ohhhhhhh, essa gente é realmente de espantar! ohhhhh!